Feeds RSS
Feeds RSS

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Esta chegandooo a hora!!!!

É galerinha esta chegando o tão esperado regresso para o lar...

Estava caminhando no Parque como de costume pensando em tudo, nas experiências que adquiri estando aqui, na saudade que bate em meu coração e no novo que me espera.

Como minha vida mudou como eu Inara mudei, e ainda continuo menina (risos) ainda tenho uns sonhos que só mesmo quem tem um fantástico mundo consegue sonhar.

Continuo sendo a menina mimada do papai e da mamãe, e por falar neles que saudade... Graças a Deus logo logo poderei saborear a doce presença deles em minha vida novamente. O sorriso encantador de cada um, eles que me deram tantas vezes as mãos para aprender a andar, hoje me encontro novamente criança em seus braços reaprendendo a andar.

Estava olhando para Lisboa, seus encantos que me fascinam e seduzem, me considero uma lisboeta de coração, ou melhor, uma alfacinha que ama a tão famosa Alfama... Sentirei saudade do por do sol às 10 da noite no verão e as 5 da tarde no inverno, sentirei saudade das manhãs frias, chuvosas, nubladas... E também das manhãs de sol, das tardes insuportavelmente quentes.

Do Manuel da padaria que eu não conheci... É gente não encontrei nenhum Manuel padeiro por aqui... kkkkkkkkkkkkkkk aqui padaria é raridade e os pães jamais serão como os nossos, quentinho com manteiga (Alvorada) hummm que delicia...

Vou sentir saudade do maravilhoso Bacalhau com natas do Pingo doce (receita para quem vai morar sozinho) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, sem contar nas comidas prontas do Mini-Preço. É minha gente nada se compara ao feijãozinho tropeiro lá de casa... Ao franguinho que a Preta faz todo domingo.... E o meu parceiro de todas as horas... O famoso, o espetacular MC Donald... kkkkkkkkkkk!!! Este que em muitos domingos de praia em Cascais me acolheu tão bem...

Vou sentir saudade da volta da praia de comboio observando o mar e sonhando que parasse na porta de casa... Das vezes que pude admirar o por do sol do miradouro de Santa Luzia.

Quantas vezes sai andando perdida por Alfama, só para achar um bom lugar para contemplar o Rio Tejo, em sua majestosa beleza... e ao mesmo tempo contemplar Deus!

E os tão famosos pasteizinhos de Belém!!!! Que tentação!!!! Confesso que era difícil me conter e comer apenas um... A recompensa vinha pelas longas horas de caminhada que fazia ate rever todos os monumentos, praças, meu Deus... E eu que sempre disse não volto mais a Belém e sempre voltava... E ainda voltarei... Varias e varias vezes... Quem sabe com o José? Vou me lembrar da tão romântica Sintra, lembro da primeira vez que lá fui, e disse assim a uma amiga... Vou trazer meu amado aqui!! E vou mesmo! Querer é poder!!!

E os festivais nas ruas, Jazz, Oceanos, dos Santos... As Marchas Populares com a Rainha das Marchas Alfama sempre sendo campeã. Da arvore de Natal no Parque Eduardo VII! A primeira vez que vi chorei igual criança, não conseguia acreditar estar vivendo tudo aquilo.

E o carinho das minhas velhotas da Igreja... Ate os olhares indiscretos que eu recebia quando começava a adorar e orar em línguas... De ser proibida de adorar com mp3 (eu não cantava só ouvia musica). Ainda vou poder ver o reavivamento da Igreja em Portugal, ver as Igrejas cheias de jovens, louvando, cantando para meu Amado!

Sem contar todas as Igrejas da Baixa-Chiado... Nem sei quantas são ao todo, mas cada uma tem uma historia linda, muitas de devoção a Virgem. Como a Senhora dos Mártires uma das primeiras igrejas de Lisboa e foi construída para demonstrar aos mouros que Portugal é território cristão!

Vou sentir saudade de sair para tirar fotos, porque cada vez que você para contemplar um lugar ele te apresenta um milhão de novas imagens...

Bem pessoal se eu continuar nessa saudade toda nem vou embora né? Mas regressar é necessário... O Brasil também é rico em belezas que me encantam... Já diz a musica: Oh Minas Gerais quem te conhece não esquece jamais!!

Beijos pessoal espero que estejam gostando das partilhas do blog em cada uma vocês podem me conhecer um pouquinho mais.



Deus lhes abençoe!

~Inara~

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Onde colocar a minha esperança!

Hoje me encontro cheia de duvidas em meu coração, faltam poucos dias para o tão esperado retorno ao Brasil. Não sei onde vou morar com quem irei trabalhar, o que farei de minha vida, só tenho uma certeza em meio a toda confusão que se encontra dentro de mim, a minha certeza é onde depositei a minha esperança.

Esta eu depositei no Senhor de minha vida, aquele que nos momentos que acredito estar sozinha, abandonada, se revela, em um olhar, um sorriso, ate mesmo em um canto de pássaro em minha janela. Nele deposito a esperança de ser feliz.

Ontem foi engraçado como Deus se revelou em minha vida, às vezes Ele é assim, engraçadinho comigo... fui passear com uma amiga pelas Igrejas de Lisboa, revivendo o momento que conheci cada uma, o motivo que me levou ate elas e os momentos de adoração... quando estávamos saindo da ultima Igreja, íamos terminar o nosso dia apenas com a Santa Missa, mas o Senhor ainda tinha algo guardado para mim.

Bem, estávamos lá na porta da Igreja quando uma senhora carinhosamente nos abordou, perguntando se conhecia-mos a renovação carismática, porque ela achou interessante duas meninas participando da Eucaristia, respondi que sim, que éramos carismáticas, e ela só queria me fazer um convite, visitar o Grupo de Oração da Igreja de Santa Isabel, a principio não me interessei em ir, pois já havia andando muito, naquele momento eu queria era ir para casa, tomar um banho quente, e esquecer o mundo por alguns instantes...

Mas a Providência de Deus às vezes pode ser tocada, outra senhora nos abordou, necessitando que a ouvíssemos um pouco, e que lhe déssemos o que tem de sobra em nossos corações que é o Espírito Santo, quando ela começou a falar senti a solidão, a sede que existe dentro dela por ainda não ter encontrado o verdadeiro alimento para a alma, a convidei para estar conosco na quinta feira em nosso Grupo de Oração, e ela aceitou o convite, partilhamos um pouquinho nossas experiências com o Espírito Santo, e a senhora que no principio nos abordou não se cansava de falar a este Espírito Santo, a este Espírito Santo, Ele tem ainda algo para você eu não sei o que é mas Ele tem.

Fiquei com estas palavras em meu coração e resolvi ir ao Grupo, fomos partilhando no metro, ela encantada com as diferenças entre mim e a Juliana, como somos parecidas e ao mesmo tempo diferentes. Ela ainda disse que aparento ser mais madura na fé, logo eu que vacilo tanto, que tanto preciso aprender a crer.

Íamos conversando e ela se emocionava encantada com as coincidências, ou melhor, com a providência divina... eu que achava que não a conhecia um dia a admirei durante uma missa que participei em São Domingos, quando tentaram calar o senhor Julio ela se levantou e disse: “Se me calarem a boca, as pedras falaram por mim” (bem esta historia conto em outra hora). Eu disse a ela que naquele dia tive vontade de levantar e ir ate ela dar-lhe um beijo e agradecer, por que aquela atitude serviu de exemplo para mim, se quero ser missionária um dia, não posso deixar que o medo me cale.

Chegando ao grupo, encontramos mais duas amigas e fomos todas sentar juntas, estavam cantando cânticos brasileiros e portugueses que ainda não conheço, eram musicas mais antigas... também cantei, dancei, ergui meus braços para louvar ao Senhor, estava amando tudo aquilo, sentir as surpresas de Deus.

A oração começou, o microfone passava de mão em mão das senhoras que conduziam o momento, e cada vez que uma tocava no microfone o Senhor se revelava de uma maneira, ate que uma das senhoras leu o Salmo 145 “O Senhor, esperança dos Aflitos” não ouvi lendo todo o salmo, pois fui tentar atender ao telefone que tocou naquele momento (só quando é do Brasil que saio para atender, pois o coração ainda esta lá) ai voltei rapidinho para meu lugar, apanhei a Bíblia e fui ler o Salmo... era o Senhor falando para mim... Feliz aquele que tem por protetor o Deus de Jacó, que põe a sua esperança no Senhor, seu Deus.

Eu precisava ouvir estas palavras naquele momento, então ela começou a falar da providência divina, da presença desta providência em nossas vidas, sinceramente, como não crer no amor de Deus? Ele prepara tudo, prepara um dia lindo de sol, para que eu possa contemplar as maravilhas que Ele criou para mim... prepara uma palavra de conforto, prepara um abraço que cura, ate mesmo a boleia para ir embora!

Ele precisava me mostrar a sua providência em minha vida, mostrar que não estou errada em depositar nele minha esperança... então começamos a orar uns pelos outros pela cura interior, foi um momento muito forte, sentia-se mesmo a presença poderosa do Espírito Santo que cura. Quando tocaram o meu ombro para orar, começou a tocar a musica: “Poe a mão na mão do meu Senhor, que acalma o mar, Meu Jesus que cuida de mim dia e noite sem cessar, põe a mão na mão do meu Senhor que acalma o mar...” senti a mansidão do coração de Jesus envolvendo o meu coração e fui envolvida por uma paz que transbordava, transbordava meus olhos, minhas palavras, minhas reações...

É nesta mão que acalma o mar, que cuida de mim que coloco a minha esperança, que deposito minha vida, por noite e dia sem cessar ele cuida de mim.

Depois de um dia maravilhoso como este só tenho uma coisa para fazer... LOUVAR... Louvar a Deus por todo amor, todo carinho com que ele providência nosso encontro diário.

Senhor, obrigada!!! Por teu amor, por teu zelo, por todas as maravilhas que realiza em minha vida!

Louvado seja.
Bendito seja.
Meu Senhor e meu Deus.
Jesus eu te amo!

Amem.

~Inara~

segunda-feira, 5 de julho de 2010

É namoro ou amizade???

Faz parte do processo de amadurecimento humano as muitas dúvidas e as muitas perguntas que nos fazemos. Quando se trata de relacionamento, então, isso só aumenta. Ao conhecermos alguém e começarmos a nos aprofundar em uma amizade, chega um momento em que os sentimentos se confundem e a velha pergunta é feita no interior do nosso coração: “É namoro ou amizade?” O problema não está em se questionar, mas em querer obter respostas imediatas. Quem não espera o tempo certo da resposta e se precipita, não só corre o risco de perder uma boa amizade como também pode colocar a possibilidade de um bom namoro a perder.



Quando se trata de sentimentos, as confusões interiores são naturais. Nosso coração, muitas vezes, é território desconhecido e surpreendente. A cada nova experiência ele age de maneira inusitada, nos desconcertando e nos deixando sem saber como agir. Ao falar de sentimentos e de relacionamentos não há uma regra, mas só a prudência do parar, esperar, observar para depois agir.

Toda amizade passa por fases de maturidade que vão se desenrolando à medida que nos aproximamos da outra pessoa. Dentre essas fases, uma delas é conhecida pelas pessoas mais requintadas como “enamoramento”, mas nós preferimos chamá-la de “paixão”, cuja definição mostra bem os sentimentos que são vividos nesse momento: sentimento forte; designa amor, atração, acentuada predileção, etc. Quando nos aproximamos de alguém, nos tornamos amigos – seja de um homem ou de uma mulher – existe aquele momento de querer estar sempre perto, de saber e participar da vida do outro, das suas lutas, dos seus desejos, de querer bem, de se importar com tudo o que ele vive, de cuidar, de amar de forma concreta. É justamente dessa fase, completamente espontânea em qualquer amizade, que nós estamos falando.

É nesse momento do relacionamento que a pergunta surge e começamos a nos questionar, o que é muito natural, principalmente quando diz respeito a uma amizade entre um homem e uma mulher. Mas se tentamos, já nesse estágio, dar respostas a esse questionamento podemos colocar tudo a perder. Isso acontece porque a paixão é comum tanto nas amizades, quanto nos relacionamentos amorosos, o que pode confundir o nosso coração. Mas então como discernir?

A primeira coisa é deixar esse tempo de intensas emoções passar. Deixar que o tempo seja o nosso melhor amigo e nos mostre a vontade de Deus para aquele relacionamento. Só quando a poeira das emoções fortes abaixam é que conseguimos enxergar as coisas como realmente são. Depois disso vemos a pessoa como realmente ela é, sem impressões imediatistas, percebendo seus defeitos e reforçando as suas qualidades. É nesse momento que vamos parar, ponderar e, muito sinceramente, buscar em Deus uma resposta, para só então agir.

Quando não se vive esse processo de maneira tranquila e sadia, muitos problemas aparecem. Uma amizade que tinha tudo para dar certo, para fazer duas pessoas crescerem juntas, pode ser jogada no lixo pela pressa em responder aos questionamentos interiores. E, com isso, sempre alguém sai ferido por se sentir usado, por se desiludir com a outra pessoa e achar que tudo não passou de simples interesse.

Todo bom namoro começa com uma boa amizade. Mas nem toda boa amizade termina em um bom namoro. É preciso muita prudência, muita calma e paciência. Quem vive este tempo de forma madura, acaba colhendo os melhores frutos do relacionamento. Se a amizade gera um namoro, este é sadio, sem ilusões ou precipitações, pois as pessoas lutaram para se conhecer antes de tomar qualquer atitude. Por outro lado, se o relacionamento permanecer como uma boa amizade, o conhecimento adquirido e a maturidade alcançada pelos amigos vão gerar muito respeito, confiança e liberdade entre os dois. Em ambos os casos, a espera sempre é o preço e a certeza da felicidade.

Talvez você esteja com esse questionamento no seu coração. O relacionamento com alguém muito especial o está levando a se perguntar sobre a vontade de Deus para essa amizade. Pare, espere, observe, reze e só então aja. Não queira se juntar ao grupo cada vez maior de pessoas frustradas em tantos relacionamentos, pois confundiram as coisas e trocaram os pés pelas mãos. Não se deixe levar pelo borbulhar de seus sentimentos, mas espere tudo se acalmar em seu interior para que você possa discernir bem a vontade de Deus e não colocar tudo a perder.

Entretanto, é bom lembrar que essa espera e esse discernimento precisam acontecer de ambas as partes. Ninguém ama sozinho nem convence o outro a amar. Por isso é preciso deixar passar a fase da paixão em ambos os corações, para então buscarem juntos – e em Deus – uma resposta coerente.

Quem em suas amizades soube viver tudo isso de forma serena e acertada, hoje pode testemunhar, pelos frutos, a realização plena da vontade de Deus. Por isso saiba esperar para depois responder a essa pergunta. Se é namoro ou amizade só o tempo vai responder, por isso, pague o preço da felicidade: espere!

Seu irmão,

Renan Félix

renan@geracaophn.com

sábado, 12 de junho de 2010

Não deixe para amar amanhã!!!

Essa carta foi escrita pelo esposo de uma vítimas da fatalidade com o Airbus 320 da TAM, ela foi anexada no mural de comunicação interna da companhia um dia depois . Sem dúvida nos levará a refletir na qualidade do nosso amor.



Divido com você:

” SE O AMANHÃ NÃO VIER…
Se eu soubesse que essa seria a última vez que eu veria você dormir
Eu aconchegaria você mais apertado,
E rogaria ao senhor que protegesse você.
Se eu soubesse que essa seria a última vez que veria você sair pela porta,
Eu abraçaria, beijaria você, e chamaria de volta,
Para abraçar e beijar uma vez mais.
Se eu soubesse que essa seria a última vez que ouviria sua voz em oração,
Eu filmaria cada gesto, cada palavra sua,
Para que eu pudesse ver e ouvir de novo, dia após dia.
Se eu soubesse que essa seria a última vez,
Eu gastaria um minuto extra ou dois, para parar e dizer: EU TE AMO
Ao invés de assumir que você já sabe disso.
Se eu soubesse que essa seria a última vez,
Eu estaria ao seu lado, partilhando do seu dia, ao invés de pensar:
“Bem, tenho certeza que outras oportunidades virão, então eu posso deixar passar esse dia.”
É claro que haverá um amanhã para se fazer uma revisão,
E nós teríamos uma segunda chance para fazer as coisas de maneira correta.
É claro que haverá outro dia para dizermos um para o outro: “EU TE AMO”,
E certamente haverá uma nova chance de dizermos um para o outro:
“Posso te ajudar em alguma coisa?”
Mas no caso de eu estar errado, e hoje ser o último dia que temos,
Eu gostaria de dizer : O QUANTO EU AMO VOCÊ, E espero que nunca esqueçamos disso.
O dia de amanhã não esta prometido para ninguém, jovem ou velho,
E hoje pode ser sua última chance de segurar bem apertado, a mão da pessoa que você ama.
Se você está esperando pelo amanhã, porque não fazer hoje?
Porque se o amanhã não vier, você com certeza se arrependerá pelo resto de sua vida,
De não ter gasto aquele tempo extra num sorriso, num abraço, num beijo,
Porque você estava “muito ocupado” para dar para aquela pessoa, aquilo que acabou sendo o último desejo que ela queria.
Então, abrace seu amado, a sua amada HOJE.
Bem apertado, dizendo o quanto o ama e o quanto o quer junto de você.
Gaste um tempo para dizer:
“Me desculpe” , “Por favor” , “Me perdoe” , “Obrigado” , ou ainda: “Não foi nada” ,”Está tudo bem”.
Porque, se o amanhã jamais chegar, você não terá que se arrepender pelo dia de hoje.
Pois o passado não volta, e o futuro talvez não chegue. “



Não perca tempo! Hoje é o dia de amar mais e melhor quem esta ao seu lado.


Inara

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Festejos de Santo Antonio em Lisboa!!!

Quadras de Santo Antonio...

Santo António de Lisboa

Era um grande pregador
Mas é por ser Santo António
Que as moças lhe têm amor

No baile em que dançam todos
Alguém fica sem dançar.
Melhor é não ir ao baile
Do que estar lá sem estar.

A caixa que não tem tampa
Fica sempre destapada
Dá-me um sorriso dos teus
Porque não quero mais nada.

Quadras de Fernando Pessoa

UM FELIZ SANTO ANTÓNIO PARA TODOS

sexta-feira, 4 de junho de 2010

'O Corpo de Cristo'

Oi! Hoje vou partilhar com vocês o que vivi nesta quinta feira do Corpo de Deus. Foi a primeira vez que vivi intensamente este dia. Que pude sentir a presença de Jesus caminhando comigo.

Lembro-me de quando era criança e minha mãe sempre me levava para esta procissão pelas ruas da cidade, as ruas todas enfeitadas e eu nem sabia o porquê, era muito legal ver os desenhos, os cálices com a Eucaristia, a pombinha do Espírito Santo, enfim eram desenhos bem criativos que eu não compreendia o significado.

Aqui em Lisboa as ruas não são decoradas, mas as pessoas vão jogando flores por onde o Senhor passa, é bem legal também.
Logo pela manhã fui passear com um amigo e pudemos falar muito sobre nossas experiências com a presença de Deus, uma partilha muito rica, era como reviver todos os meus passos aqui em Portugal, desde quando cheguei ate hoje faltando apenas alguns meses para retornar ao Brasil.

E teve um momento que pudemos partilhar sobre uma pregação que assistimos falando do sentimento que temos por Deus, Deus Deu, Deus Pai e Deus Amigo... Fomos longe neste momento, hoje Deus para mim é o meu Amante, vai alem de amado, é o Meu Amante presente, é para ele que digo todo dia Eu te Amo! Meu companheiro de caminhada!

Ai fomos almoçar e encontramos outras amigas que se juntaram a nós nestas partilhas da presença de Deus (Deus me concedeu a graça de ter anjos por aqui que posso falar o quanto Ele é importante em mim) fomos então para o encontro da procissão.

Andando pelas ruas da Baixa, foi uma sensação muito interessante, a procura do Mestre.

Encontramos-nos a procissão na Rua da Madalena, e a Luzia dizia assim: ‘ai Inara queria encontrar ele vindo de frente’ e a gente estava assim de ladinho, a multidão ia chegando se amontoando e o cortejo passando de lado, foram passando os Padres, veio o incensário, e lá, lá estava o Nosso Amado... Passando de ladinho... Nos esforçamos para ver ele de frente, mas estava difícil em meio a multidão.

Fomos descendo pelas ruas seguindo Jesus, ate que pegamos um atalho estratégico (risos) e corremos para poder o ver passando bem de frente para nós, era como se estivesse em Jerusalém e Jesus podia andar entre o povo, ensinado, falando suas parábolas, anunciando o Reino dos Céus. Eu me senti como se estivesse mesmo lá. Vivendo tudo o que os discípulos viveram.

Fomos seguindo o cortejo lado a lado com Jesus, a todo instante eu podia olhar para Ele, fui conversando, agradecendo, na minha simplicidade de conversar com o meu Melhor amigo, fui lembrando- me das historias da Bíblia, das pessoas que o Senhor encontrava durante suas andanças, a mulher do fluxo de sangue, o cego Bartimeu, entre tantas outras... Pude ir observando a fé do povo que esperava Jesus passar, dos que o seguiam, que lindo ver a expressão de amor, de gratidão, de esperança estampada nos olhares.

Jesus nos amou tanto que se fez Eucaristia para poder passear com a gente, a procissão do Corpo de Cristo foi para mim um passeio ao lado de meu Mestre. Ele estava ali ao meu lado, derramando seu amor por mim, foi o Maximo! Não tem como descrever o que sentia dentro de mim! Não existem palavras suficientes...

E o legal de tudo que estava ali eu, Jesus e os meus amigos de Portugal, fomos encontrando cada um pelo caminho, e em meu coração ia cada um que esta no Brasil, os que ainda não pude dar um abraço forte, os que são mais que amigos são irmãos, levei também minha família muito bom, no final fomos todos juntos participar da Missa... Poder olhar e desejar a Paz de Cristo a cada um. Juntos participando do Banquete do Cordeiro...

Ai saímos e fomos passeando, uma tarde linda, tudo perfeito, partilhando o que cada um sentiu, o que cada um vivia quando estavam morando no Brasil, e como será quando cada um retornar para casa, o que viveremos nestes dias tão especiais.

Para mim foi um dia perfeito, claro que queria que outras pessoas estivessem fisicamente vivendo este momento comigo, mas elas estavam em meu coração, voltei radiante para casa, o sorriso era imenso... A alegria no peito indescritível... Por que eu voltei cheia daquele que é a coisa mais importante em todo mundo para mim! “JESUS”.

Bem pessoal, espero que tenham vivido a intensidade deste dia, e que em seus corações o amor de Deus seja a única meta!

Senhor, obrigada por se fazer tão presente em minha vida, por ter a oportunidade de passear contigo pelas ruas da cidade, pela certeza de seu amor, de seu zelo!

E como eu sempre falo contigo “Cara você é Demais”! Na nossa intimidade de amigos!

Jesus eu Te Amo!
Amém.

Inara Sarmento

domingo, 30 de maio de 2010

Qual o meu lugar hoje?

Este fim de semana foi o meu penúltimo ‘Retiro Vocacional’ em Portugal, vivi intensamente cada momento, pude saborear o sorriso, a companhia, o amor de cada irmão.

Fui extremamente tocada pelas palavras de Deus, levei aquela sacudida básica, que o Senhor gosta de me dar quando estou confusa. Sua clareza comigo me encanta, e ao mesmo tempo em que Deus é duro, rígido comigo, Ele é extremamente delicado, extremamente maternal em seu zelo por mim.

Já na sexta feira eu sentia que muita coisa seria revelada a mim neste fim de semana, por isto a relutância em ir, o meu querer era ficar em casa, ir para praia, ir para qualquer lugar que não fosse o retiro, mas eu sabia o que era o certo a fazer e fiz, fui! Cheguei lá com uma vontade imensa no peito de não estar lá, mas eu fui! E foi uma dos melhores encontros de minha vida.

Desde a primeira palestra, poder ouvir como era a vida da comunidade no inicio, no principio de tudo... Quando o Carisma era mais sonho que realidade, ouvir a historia do primeiro gravador de rolo, de como na Canção Nova você vai sendo formado no trabalho, as historias da Farinha sua simplicidade, foram entrando em meu coração, me mostrando o lugar que quero estar, da historia que quero escrever para minha vida. Fui questionada por que estou caminhando com a Canção Nova? E minha resposta foi simples: - Porque quero seguir a vontade de Deus para minha vida!

Sentir a ressonância destas palavras em meu coração, ver como fui tocada, acolhida por Maria naquele momento, não tem como explicar o que é este chamado de Deus, não tem como explicar meu amor por Ele.

Me enxergar como pessoa, me olhar de fora, e mergulhar no meu interior para Descobrir onde Deus esta em minha vida, onde quero colocar Deus em minha vida?

Ao ouvir a musica ‘Nada me falta’ da Eliana Ribeiro tem um pedacinho que fala:

Quando se deixa tudo para Deus seguir,

Não se tem idéia de onde Ele vai nos levar.

A vida passa a ter o hoje e só...

O amanhã dele depende só nos resta confiar.

Ouvi e estou ouvindo ela agora, decidida novamente a confiar, me entregar, me esvaziar para ser feita a vontade Dele em minha vida! Pois Ele sabe o melhor para mim!

Mas de tudo que vivi nestes dois dias de intenso mergulho no Carisma o que me chamou mais tocou meu coração foi à pergunta qual o meu lugar? Qual o lugar que Deus me quer? Foram dois anos e meio fora de casa, vivendo em um país distante, e hoje Deus me quer novamente em casa, em meu lar, lutando.

Pude ver com clareza os desígnios de Deus para esta nova etapa, da Inara, que esta voltando para casa humana, a Inara que ainda não é santa e esta longe de ser... mas ela esta no caminho, ela busca, ela quer...

Meu lugar hoje é onde Deus quer! E Deus me quer no Céu!

Quando o China falou a palavra ‘gratidão’ ela ecoou em meu peito, batia tão forte! Que deu vontade de gritar!!!! OBRIGADA!!!!! Porque é a única coisa que tenho a fazer! Agradecer por tudo que acontece em minha vida, tudo tem um sentido e um porque, mesmo quando quero fazer as coisas de meu jeito e acabo errando, Deus aproveita de meus erros para me tornar melhor.

Minha oração de hoje é de Gratidão!

Agradeço-te Senhor por estes dois anos e meio de intensa formação, por tudo que passei, por todas as pedras no caminho que me tornaram mais forte, pela tempestade que me ensinou a dançar na chuva!

Agradeço-te por ter me olhado com um olhar de predileção, e ter me convidado a te seguir, pela liberdade de escolher qual o caminho a trilhar.

Agradeço-te Senhor por todas as pessoas que passaram em minha vida, desde as senhorinhas que me procuravam para partilhar, ate os meus formadores.

Agradeço-te por um dia um maluco ter me colocado em um terço onde conheci tanta gente, que me presenteou com a vida da Juliana, que me ensinou o que era um consagrado, que foi a primeira pessoa que me mostrou a beleza da vida em Ti.

Agradeço-te Senhor porque naquele dia que pensei estar sozinha, abandonada, o Senhor estava lá cuidando de mim... Me carregando em teus braços de Pai.

Agradeço-te Senhor por meu Sim diário, que é difícil de sair as vezes, pelos dias que dói em meu coração falar sim e que o Senhor me presenteia com a Tua graça.

Agradeço-te por que hoje sou dependente de tua graça, sem ela sem Ti não sei mais viver, não existe mais sentido, não existe por que!

Te louvo Senhor, por toda maravilha que tu és!

Te louvo porque és o meu Senhor!

Te bendigo Rei de minha alma!

Fortaleza que me protege!

Te amo Senhor.

Meu Amado!


Amem.

~Inara~

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Momento literário!


José

Carlos Drummond de Andrade


E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?

Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio – e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.

José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O meu tempo hoje!

Hoje eu estou aqui na Missão da Canção Nova em Portugal, estou sentada na sala onde eu presto serviço de produção de conteúdo como voluntária, estamos trabalhando na produção da transmissão da visita do Papa Bento XVI a Portugal e hoje Deus esta me dando a honra de estar aqui trabalhando para Ele.

Mas o meu coração esta inquieto com tudo que tenho vivido estes últimos dias, e a frase “existe um tempo para cada coisa” não sai de meu coração!
Preciso descobrir qual o meu tempo, que tempo estou vivendo neste momento. Relembrando tudo que já passei estando aqui, pude enxergar o tempo de Deus em minha vida, desde quando Ele me retirou de minha cidade e colocou no lugar que estou hoje. Enxerguei o tempo que Deus tem gasto comigo, me moldando para ser uma mulher de Deus!

Enxerguei os tempos que fui vivendo de esperar, de confiar... vi quanto ainda tenho que aprender a confiar, e a esperar... por que decidi que o meu tempo já não é meu! Este tempo a Deus pertence!

Eu vivi aqui um tempo de formação, um tempo de amadurecimento, pois cheguei em Portugal ainda menina, não em idade, mas menina imatura, deixei Deus ir me moldando, me transformando em uma mulher, que possui desejos, vontades, impulsos, mas que se deixa levar pela vontade de Deus fazendo a experiência do abandono!

Acho que hoje vivo um tempo de preparação, estou preparando o meu coração para as surpresas que Deus tem para mim, preparando-me para o novo que esta para chegar... quando eu chegar em minha cidade deparar com a realidade que eu vivia, deparar com a Inara velha, por isto vivo este tempo de preparação! E de fortalecimento de minha Fé!

Meditando a musica “Tempo de amar” do Eugenio Jorge, senti o carinho de Deus em todos os tempos de minha vida! No tempo que Ele preparou para chorar, para sorrir, para cantar, para tudo... para amar...

Hoje qual o meu tempo? Meu tempo hoje é o tempo de Deus. Não me preocupo com o que vem adiante, pois para meu Deus o tempo não representa nada, Ele é o Deus da eternidade!

Não vou me cansar em dizer a Deus que confio, confio no tempo que Ele tem para mim, nos sonhos que tem para mim... e em seu infinito amor por mim...

Obrigada Senhor por este tempo, tempo de intimidade contigo, onde posso ser mais filha Tua, e posso me abandonar em teus braços, obrigada por este tempo que com teu amor de Pai me leva pela mão, me guiando, sendo meu sustento, sendo meu caminho, sendo minha fortaleza...

Te Louvo Senhor por poder confiar em ti, por confiar em tua promessas e em teus sonhos para minha vida! Te Louvo porque me ensinou a ser Tua! Te Louvo pelas maravilhas que posso presenciar... Te Louvo por que em minha vida só existe um senhor, e este Senhor és Tu!

Obrigada Senhor!
Glorias a Ti!
Meu Senhor e meu Deus!
TE AMO!

Inara Sarmento

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O que é o AMOR?



Olá, já é bem tarde em Lisboa, deveria estar dormindo, mas estou pensando neste assunto desde ontem, quando uma pessoa tentou partilhar comigo algo sobre o amor. O que é o amor? Procurei em um dicionário na internet alguma definição e encontrei a seguinte:



amor (ô)

(latim amor, -oris)

s. m.

1. Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração!; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa (ex.: amor filial, amor materno). = AFECTO! ≠ ÓDIO, REPULSA

2. Sentimento intenso de atração! Entre duas pessoas. = PAIXÃO

3. Ligação afetiva! Com outrem, incluindo geralmente também uma ligação de cariz sexual (ex.: ela tem um novo amor; anda de amores com o colega). (Também usado no plural.) = CASO, NAMORO, RELACIONAMENTO, ROMANCE

4. Ser que é amado.

5. Disposição dos afetos! para querer ou fazer o bem a algo ou alguém (ex.: amor à humanidade, amor aos animais). ≠ DESPREZO, INDIFERENÇA

6. Entusiasmo ou grande interesse por algo (ex.: amor à natureza). = PAIXÃO ≠ AVERSÃO, DESINTERESSE, FOBIA, HORROR, ÓDIO, REPULSA

7. Coisa que é objeto! desse entusiasmo ou interesse (ex.: os livros eletrônico! são o meu amor mais recente). = PAIXÃO

8. Qualidade do que é suave ou delicado (ex.: faz isso com mais amor). = BRANDURA, DELICADEZA, SUAVIDADE

9. Pessoa considerada simpática, agradável ou a quem se quer agradar (ex.: ela é um amor; vem cá, amor). = QUERIDO

10. Coisa cuja aparência é considerada positiva ou agradável (ex.: o quarto dos miúdos está um amor).

11. Ligação intensa de caráter! Filosófico, religioso ou transcendente (ex.: amor de Deus). ≠ DESRESPEITO

12. Grande dedicação ou cuidado (ex.: amor ao trabalho). = ZELO ≠ DESCUIDO, NEGLIGÊNCIA

amor cortês: sentimento, freqüente na literatura medieval, que se caracteriza por uma relação de vassalagem entre o cavaleiro e a sua amada.

amor livre: ligação afetiva! que recusa as convenções sociais e as instituições legais, nomeadamente o casamento.

fazer amor: ter relações sexuais. = COPULAR, FORNICAR

morrer de amor(es): gostar muito.

não morrer de amor(es): não gostar.

por amor à arte: de forma desinteressada.

ter amor a: dar importância a (ex.: se tens amor ao dinheiro, pensa melhor).



São inúmeras as definições para amor! Mas o que é o amor? Como se aprende a amar?



Hoje o amor para mim é o sentido que o mundo deveria seguir, acho que estou bem sentimental, mas se em tudo tivesse amor seria diferente. As pessoas esquecem que amor é se doar é simplesmente amar, sem se preocupar com o que irá acontecer.



Ouvi que ‘só se ama aquilo que se conhece’ será que isto é verdade? Estou pensando e não consigo chegar a uma resposta, pois existem algumas coisas que ainda não conheço bem e simplesmente amo.



Então comecei a lembrar poemas, ‘O amor é fogo que arde sem se ver (...)’, lembrar de trechos Bíblicos ‘Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor’ (1Jo 4,8), musicas... Viajei em meus pensamentos....



Mas ainda assim o que é o amor? Como se aprende a amar?



Lembrei de um filme que assisti na noite de Natal com meus irmãos, de um Santo que é lembrado apenas por ser casamenteiro, as pessoas não sabem que Santo Antonio de Lisboa (ou Pádua) era um grande pregador, e teve uma cena no filme que me chamou muita atenção ele em seu leito de morte disse para seu fiel discípulo como amar era difícil e que tinha amado tão pouco.



Amar dói? Arranca pedaço? Amor é ridículo?



Se parar para pensar no amor, não da para se chegar a conclusão alguma, e como sentir-se amado?



É dando que se recebe (São Francisco de Assis). Então para ser amado é preciso amar? Mas e se eu não sei amar? Ou o amor é algo que nasce comigo?



Na Bíblia há um trecho que diz que fomos criados a imagem e semelhança de Deus, esta semelhança não está na cor dos olhos, não esta na minha aparecia física, está no meu amor, por que fomos criados para amar como Deus nos ama, desde a criação, desde que éramos apenas sonhos de Deus já sabíamos amar.



Demorei muito para descobrir o amor verdadeiro, descobrir que quando consigo sentir ele me completa, e me leva a amar. Estando na missa tocaram uma musica que falava, ‘Ninguém te ama como eu, olhe para a cruz...’ o que é o amor de ‘Cruz’? é o amor mais puro, mais intenso, mais verdadeiro que pode existir, é o amor que se doa... é o amor que Ele tem por mim! É o amor Ágape, o amor de Deus!



Como pode uma partilha levar a tantos pensamentos sobre o amor... hoje tenho certeza que amo muito pouco, preciso amar mais, preciso aprender diariamente a amar! Pois este é o maior mandamento de todos ‘Amar’.



São Paulo em 1Corintios, fala de uma forma tão viva do amor:



1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. 2 Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. 3 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimadob, se não tiver amor, nada disso me valerá.

4 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. 6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. 9 Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; 10 quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. 11 Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. 12 Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.

13 Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.



Amor é um dialogo que não tem fim.



É algo que só pode ser sentido se é dado!



Ore comigo:



Senhor, diante de minha pequenez, diante das minhas misérias, das minhas fraquezas, ensina-me a amar, dá-me um coração puro para o amor, envia Senhor o Teu Espírito Santo em meu coração, para que Ele venha o moldando como o Vosso, pois é o Vosso amor que quero imitar, é o Vosso amor Pai que quero sentir por meu irmão, por todas as coisas de minha vida. Ensina-me Senhor a amar!

Amém!



quarta-feira, 7 de abril de 2010

Momento literário!

Aprendi e decidi!



E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar...
Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las.
Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.
Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis.
Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.
Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.
Naquele dia, descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de as superar.
Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tenha sido.
Deixei de me importar com quem ganha ou perde; agora, me importa simplesmente saber melhor o que fazer.
Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir.
Aprendi que o melhor triunfo que posso ter, é ter o direito de chamar alguém de "AMIGO".
Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, “o amor é uma filosofia de vida ”
Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser a minha própria tênue luz deste presente.
Aprendi que de nada serve ser luz se não vai iluminar o caminho dos demais.
Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...
Naquele dia, aprendi que os sonhos são somente pra fazer-se realidade.
E desde aquele dia já não durmo para descansar... agora simplesmente durmo para sonhar.

Walt Disney

sexta-feira, 19 de março de 2010

Lá em Minas Gerais...




Hoje acordei com aquela saudade gostosa das Minas Gerais, com o cheirinho de terra molha no nariz, o barulho da Maria Fumaça avisando que já vai partir.

Hoje acordei com uma saudade imensa do cheiro de café coado, de bolo de milho, eh trem bão é ser mineiro sô! que nunca perde o trem, que ama a terra, que ama os seus, saudade de ouvir a viloa a tocar versos simples mas cheios de história, cheios de razão.

Como minha terra não há outra igual, lá as cores são mais fortes, as flores mais cheirosas, na minha terra tem pequi, fruto do cerrado que alimenta o povo, dando sustância para mais um ano de seca. A terra é vermelha, o Gado é bravo, o tropeiro é surrado.

Nas festas de minha terra o passado se torna presente, o Divino passeia entre os seus, o cortejo é belo, a corte se veste de vermelho, para homenagear aquele que é Rei.
Oh saudade do fogão de lenha cozinhando o frango caipira com pirão, saudade do mato seco pelos caminhos, dos besouros chatos que insistem em acertar na distração de um segundo, da avó sentada na porta da cozinha rosário na mão e a família no coração.

O luar, as estrelas, o céu mais lindo é o céu das Minas Gerais, lá nasci menina me fiz mulher, lá andei descalço na terra, pulei corda, cantei cantigas, escutei causos, mula sem cabeça, saci pererê, caipora, boi bumba.

Fiz amigos, escrevi minha história, aprendi que não há nada melhor que o lugar onde nasci, lá estão minhas raízes...

Como na musica “Oh! Minas Gerais... quem te conhece não esquece jamais!", hoje me encontro aqui, fechando os olhos para sentir a minha terra que pulsa em meu sangue.

Desculpem o desabafo que hoje apresento, em forma de palavras, este é o sentimento que não mata, que só faz crescer o amor e a admiração por aquele lugar que para si lugar nenhum do mundo será mais belo, será mais cheiroso, será seu lar, este sentimento é a SAUDADE que bate dentro de meu peito. Amo minha terra, minha historia, amoces!!!

Inara

Valei-me São José!!!

José do Evangelho, o pai legal de Cristo, o esposo puríssimo da mais nobre e akta de tidas as criaturas, a Santissima Virgem Maria. O nome José em hebraico significa: Deus acrescenta ou cumula de Bens.

José é o elo entre o Antigo e o Novo Testamento e o último dos patriarcas, que recebeu o dom dos sonhos. A missão de José na história da salvação se constitui em dar a Jesus um nome, fazê-lo descendente da linhagem de Davi, como era necessára para cumprir as promessas.

José foi alguém que amou, creu e esperou no Messias conra toda esperança. foi o chege da modesta família na qual seus conteporâneos puderam constatar a realidade da encarnação do Verbo e descobrir a grandeza da humildes realidades temporais de que Deus se serve para realizar Seu plano.

Nos tempos de hoje sejamos sinais de esperança como São José, porque acreditamos que Deus escolhe para Sua obra as pessoas mais adequadas no momento mais justo.

São José, rogai por nós!


sábado, 27 de fevereiro de 2010

Dez conselhos de Bento XVI aos jovens

Conversar diariamente com Deus, ler a Bíblia, ir à Missa aos Domingos, contar as alegrias e penas a Cristo, dar exemplo ou ser útil aos outros: são alguns dos conselhos que o Papa dá aos jovens:


1) Conversar com Deus

“Algum de vós poderia talvez identificar-se com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia: "Tinha perdido consciente e deliberadamente o costume de rezar". Durante estes dias podereis recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, porque sabemos que nos ama e, a quem, por sua vez, queremos amar”.

2) Contar-lhe as penas e alegrias

“Abri o vosso coração a Deus. Deixai-vos surpreender por Cristo. Dai-lhe o "direito de vos falar" durante estes dias. Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentai as vossas alegrias e as vossas penas a Cristo, deixando que ele ilumine com a sua luz a vossa mente e toque com a sua graça o vosso coração.

3) Não desconfiar de Cristo

“Queridos jovens, a felicidade que buscais, a felicidade que tendes o direito de saborear, tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade. Dizei, com Maria, o vosso "sim" ao Deus que quer entregar-se a vós. Repito-vos hoje o que disse no princípio de meu pontificado: ‘Quem deixa entrar Cristo na sua vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. ¡Não! Só com esta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta’. Estai plenamente convencidos: Cristo não tira nada do que há de formoso e grande em vós, mas leva tudo à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo”.

4) Estar alegres: querer ser santos

“Para além das vocações de consagração especial, está a vocação própria de todo o batizado: também é esta uma vocação que aponta para um ‘alto grau’ da vida cristã ordinária, expressa na santidade. Quando encontramos Jesus e acolhemos o seu Evangelho, a vida muda e somos impelidos a comunicar aos outros a experiência própria (...). A Igreja necessita de santos. Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. Convido-vos a que vos esforceis nestes dias por servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo vos permitirá apreciar interiormente a alegria da sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois no vosso ambiente”.

5) Deus: tema de conversa com os amigos

“São tantos os nossos companheiros que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com sucedâneos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhos do amor que se contempla em Cristo. Queridos jovens, a Igreja necessita autênticos testemunhos para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros”.

6) No Domingo, ir à Missa

"Não vos deixeis dissuadir de participar na Eucaristia dominical e ajudai também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela emane a alegria que necessitamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la. Comprometamo-nos com isso, vale a pena! Descubramos a íntima riqueza da liturgia da Igreja e a sua verdadeira grandeza: não somos os que fazemos uma festa para nós, mas, pelo contrário, é o próprio Deus vivo que prepara uma festa para nós. Com o amor à Eucaristia redescobrireis também o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre que a nossa vida comece novamente."

7) Demonstrar que Deus não é triste

"Quem descobriu Cristo deve levar os outros para ele. Uma grande alegria não se pode guardar para si mesmo. É necessário transmiti-la. Em numerosas partes do mundo existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo anda igualmente sem ele. Mas ao mesmo tempo existe também um sentimento de frustração, de insatisfação de tudo e de todos. Dá vontade de exclamar: Não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente não."

8) Conhecer a fé

"Ajudai os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez melhor para poder conduzir também os outros, de modo convincente, a ele. Por isso é tão importante o amor à Sagrada Escritura e, em conseqüência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura."

9) Ajudar: ser útil

"Se pensarmos e vivermos inseridos na comunhão com Cristo, os nossos olhos se abrem. Não nos conformaremos mais em viver preocupados somente conosco mesmo, mas veremos como e onde somos necessários. Vivendo e atuando assim dar-nos-emos conta rapidamente que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos outros do que preocupar-nos somente com as comodidades que nos são oferecidas. Eu sei que vós, como jovens, aspirais a coisas grandes, que quereis comprometer-vos com um mundo melhor. Demonstrai-o aos homens, demonstrai-o ao mundo, que espera exatamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo. Um mundo que, sobretudo mediante o vosso amor, poderá descobrir a estrela que seguimos como crentes."

10) Ler a Bíblia

"O segredo para ter um "coração que entenda" é edificar um coração capaz de escutar. Isto é possível meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprendereis a conhecer Cristo. São Jerônimo observa a este respeito: "O desconhecimento das Escrituras é o desconhecimento de Cristo"

Em resumo...

"Construir a vida sobre Cristo, acolhendo com alegria a palavra e pondo em prática a doutrina: eis aqui, jovens do terceiro milênio, o que deve ser o vosso programa! É urgente que surja uma nova geração de apóstolos enraizados na palavra de Cristo, capazes de responder aos desafios do nosso tempo e dispostos a difundir o Evangelho por toda a parte. Isto é o que o Senhor vos pede, a isto vos convida a Igreja, isto é o que o mundo – ainda que não saiba – espera de vós! E se Jesus vos chama, não tenhais medo de responder-lhe com generosidade, especialmente quando vos propõe segui-lo na vida consagrada ou na vida sacerdotal. Não tenhais medo; confiai n’Ele e não ficareis decepcionados."



(BENT0 XVI - 9 de Abril de 2006)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Meditando a Oração do Pai Nosso


Olá pessoal, que maravilha poder partilhar as coisas do “Alto” que tocam meu coração com vocês!!! Há alguns dias atrás fui a missa quando chegou a hora da homilia o Padre leu uma reflexão sobre o Pai Nosso, esta reflexão mexeu muito com meu coração, fiquei pensando no que tenho feito para meu próximo, será que tenho amado verdadeiramente? Será que tenho me deixado ser amada? Será que estou sendo uma cristã de verdade? A oração do Pai Nosso é muito mais que uma simples oração é um pedido intimo, ensinado pelo Pai ao Filho, e como eu sendo filha tenho vivido o que ela me pede? Será que posso dizer Amém?

Quero aproveitar esta quaresma para refletir diariamente a Oração do Pai Nosso, preciso entender que tipo de cristã sou, me auto avaliar, mas não basta somente descobrir respostas para meus questionamentos é preciso mudar! É preciso abrir meu coração para que o Espírito Santo venha transformando, renovando todo o meu ser, me tornando mais fiel a vontade de Deus, me tornando uma mulher mais de Deus!
Que no dia de hoje este texto possa tocar vossos corações, que vocês tenham um encontro com Deus, com a vontade d’Ele para vossas vidas. Que consigam parar nesta quaresma para refletir e pedir a Deus que envie o Espírito Santo em vossos corações vos convertendo e edificando a vossa fé!

Que o mundo possa parar e ouvir a voz do Senhor que chama cada um à conversão! A busca pelo Primeiro Amor! Que chama ao encontro da verdadeira alegria, que está na vida em Deus!






Meditando a oração do Pai-Nosso

Como posso dizer PAI-NOSSO...

Se não vejo todas as pessoas como meus verdadeiros irmãos.

Se eu penso somente em mim, não posso dizer Pai Nosso.

Como posso dizer QUE ESTAIS NO CÉU...

Se eu não acredito na vida eterna!

Se eu não acredito que Jesus está verdadeiramente vivo!

Como posso dizer SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME...

Se não procuro santificar a minha vida!

Se não procuro santificar a mim mesmo.

Como posso dizer VENHA A NÓS O VOSSO REINO...

Seu só penso em ter, mesmo que para isso tenha que passar outras pessoas para traz.

Como posso dizer SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU...

Se na maioria das vezes eu só penso na minha vontade, muitas das vezes sem olhar se estou ou não prejudicando meu irmão. Se eu nunca procuro fazer a vontade de Deus! Como posso dizer que seja feita a sua vontade?

Como posso dizer O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE...

Se eu quero o pão de hoje, o pão de amanhã, o pão de daqui um ano, o pão de sempre e ás vezes até o pão de meu irmão.

Como posso dizer PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO...

Se eu não sei perdoar! Tenho perdoado a todos que me ofendem, que me magoam...?

Como posso dizer NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO...

Se eu não faço a minha parte, se na maioria das vezes eu sempre procuro aquilo que me afasta de Deus e que me leva a pecar

Como posso dizer LIVRAI-NOS DO MAL...

Se eu não fujo do pecado! Se muitas das vezes até vou ao encontro dele!

Como posso dizer AMÉM se não tenho feito a minha parte?



Deus lhes abençoe

~Inara~

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Amizade!!!!

Hoje estava lendo novamente o livro o "Pequeno Principe", novamente me encantei com os pensamentos de uma criança tão pura, é tão dificil ser adulto... esquecemos de olhar as coisas com os olhos puros de uma criança!!! somos tão prepotentes ao ponto de achar que não precisamos de nada além de nós mesmos!!!

Nesta passagem do livro, veremos o valor de um Amigo!!! que sendo unicos se tornam preciosos em nossos corações!!!!

"E foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia, disse a raposa.
- Bom dia, respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.
Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? perguntou o principezinho. Tu és bem bonita...
- Sou uma raposa, disse a raposa
- Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.
- Ah! desculpa, disse o principezinho.
Após uma reflexão, acrescentou:
- Que quer dizer "cativar"?
- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro os homens, disse o principezinho - Que quer dizer "cativar"?
- Os homens, disse a raposa, têm fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que eles fazem - Tu procuras galinhas?
- Não, disse o principezinho. Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar"?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços.
- Criar laços?
Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
Começo a compreender, disse o principezinho.
Existe uma flor. . . eu creio que ela me cativou ...
É possível, disse a raposa. Vê-se tanta coisa na Terra ...
Oh! não foi na Terra, disse o principezinho.
A raposa pareceu intrigada:
- Num outro planeta?
- Sim.
- Há caçadores nesse planeta?
- Não.
- Que bom ! E galinhas?
- Também não.
- Nada é perfeito, suspirou a raposa.
Mas a raposa voltou à sua idéia.
- Minha vida é monótona. Eu caço as galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra.
O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música. E depois, olha! Vês, lá
longe, os campos de trigo?
Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo ...
A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:
- Por favor... cativa-me disse ela.
- Bem quisera, disse o principezinho, mas eu não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos, Se tu queres um amigo,
cativa-me!
Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.
É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto ...
No dia seguinte o principezinho voltou.
- Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração ... É preciso ritos.
- Que é um rito? perguntou o principezinho.
- É uma coisa muito esquecida também, disse a raposa, É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias; uma hora, das outras horas. Os meus caçadores, por exemplo, possuem um rito. Dançam na quinta-feira com as moças da aldeia. A quintafeira então é o dia maravilhoso!
Vou passear até a vinha. Se os caçadores dançassem qualquer dia, os dias seriam todos iguais, e eu não teria férias !
Assim o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:
- Ah ! Eu vou chorar.
- A culpa é tua, disse o principezinho, eu não te queria fazer mal; mas tu quiseste que eu te cativasse ...
- Quis, disse a raposa.
- Mas tu vais chorar ! disse o principezinho.
- Vou, disse a raposa.
- Então, não sais lucrando nada !
- Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo.
Depois ela acrescentou:
- Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua é a única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te farei presente de um segredo.
Foi o principezinho rever as rosas:
- Vós não sois absolutamente iguais à minha rosa, vós não sois nada ainda. Ninguém ainda vos cativou, nem cativastes a ninguém. Sois como era a minha raposa. Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fiz dela um amigo.
Ela é agora única no mundo.
E as rosas estavam desapontadas.
- Sois belas, mas vazias, disse ele ainda. Não se pode morrer por vós. Minha rosa, sem dúvida um transeunte qualquer pensaria que se parece convosco. Ela sozinha é, porém, mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus sob a redoma. Foi a ela que abriguei com o pára-vento. Foi dela que eu matei as larvas (exceto duas ou três por causa das borboletas). Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa.
E voltou, então, à raposa:
- Adeus, disse ele...
- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
- O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.
- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...
- Eu sou responsável pela minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
(Trecho retirado do livro "O Pequeno Principe" Saint-Exupéry)

Este trexo mecheu muito com meu coração!!! Louvo a Deus pelos amigos que ele me presentiou com carinho de Pai!!!!

Deus lhes abençoe
~Inara~